INDICAÇÃO
EVOTAXEL® é utilizado como tratamento adjuvante do câncer de mama, ou seja, é utilizado posteriormente ao tratamento principal. Tratamento de câncer avançado (1ª e 2ª linha), adjuvante (após cirurgia/quimio), metastático ou recidivado, inclusive em combinação com trastuzumabe (HER-2 positivo), câncer de pulmão de não-pequenas células, quando não há chance de cirurgia/radioterapia curativa (sozinho ou com platina), sarcoma de Kaposi associado à AIDS (2ª linha).
PRINCÍPIO ATIVO
Paclitaxel.
ARMAZENAMENTO
Conservar em temperatura ambiente, entre 15-30 °C. Proteger da luz. O prazo de validade é de 24 meses a partir da data de fabricação.
Após preparo/diluição, há indicações de que deve-se usar a solução infundida dentro de determinado período (embora a bula profissional mencione prazos associados à estabilidade em condições controladas).
CONTRAINDICAÇÃO
Evotaxel não deve ser usado em:
Pacientes com histórico de reações graves de hipersensibilidade ao paclitaxel ou ao veículo que contém óleo de rícino polioxietilado.
Pacientes com tumores sólidos cuja contagem de neutrófilos basal seja inferior.
Pacientes com sarcoma de Kaposi (relacionado à AIDS) com contagem de neutrófilos basal seja inferior.
REAÇÕES ADVERSAS E EFEITOS COLATERAIS
Entre as reações muito comuns estão: infecções, mielossupressão com redução da função da medula óssea (neutropenia, anemia, trombocitopenia e leucopenia), febre, sangramento, reações de hipersensibilidade leves como vermelhidão e erupções cutâneas, neurotoxicidade principalmente na forma de neuropatia periférica, alterações no eletrocardiograma, hipotensão, náusea, vômito, diarreia, mucosite (inflamação da mucosa), queda de cabelo (alopecia), além de dores articulares e musculares (artralgia e mialgia).
Já entre as reações comuns destacam-se: bradicardia, alterações leves e transitórias nas unhas e na pele, além de reações no local da injeção ou infusão.