Compre pelo WhatsApp

Tumores benignos: o que são e o que representam para a saúde?

É importante saber que a maioria dos tumores benignos não possuem risco de desenvolvimento e/ou evolução para o câncer.

Converse com seu médico, ele é o profissional indicado para lhe orientar, indicar tratamento e acompanhamento de seu caso e conte com a Life Medicamentos para te apoiar.

Tumores benignos são lesões causadas pelo crescimento anormal de nossas células. Porém, diferentemente dos tumores malignos, eles não possuem capacidade de se espalhar pelo nosso organismo.

Tem como característica o crescimento local e lento. Suas células, quando observadas sob o microscópio, são bem parecidas com as células normais que as originaram.

Existem inúmeros tumores benignos e qualquer órgão do corpo pode desenvolvê-los. A maioria é assintomático e geralmente descobertos através de exames realizados por outros motivos.

Os sintomas, quando presentes, dependerão do seu tipo e localização, pois estão relacionados à célula de origem e ao chamado “efeito de massa” do crescimento local do tumor. Incluem: Dor, diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição da acuidade visual, sangramento e anemia. Quando originados de células produtoras de hormônio, podem levar à Doença de Cushing, hipoglicemia, hipertireoidismo, acromegalia e outras.

Seu manejo pode ser expectante ou, quando indicado tratamento, pode ser cirúrgico, medicamentoso ou outras modalidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *