Compre pelo WhatsApp

Tudo o que você precisa saber sobre o acetato de ciproterona

O acetato de ciproterona (CPA) é um antiandrogênico e progestogênico que é utilizado no tratamento de condições dependentes de andrógeno como acne, crescimento excessivo de pelos, puberdade precoce e câncer de próstata, como um componente da terapia hormonal feminilizante para mulheres transgêneras e de pílulas anticoncepcionais.

Ele é formulado e usado isoladamente e em combinação com um estrogênio e está disponível para uso por via oral e por injeção no músculo.

Efeitos colaterais comuns de dosagens não contraceptivas (ou seja, altas) do medicamento em homens incluem ginecomastia (desenvolvimento de mamas) e feminização em geral e em homens e mulheres incluem níveis baixos de hormônios sexuais, infertilidade reversível, disfunção sexual, sintomas mentais como depressão, fadiga e irritabilidade, deficiência de vitamina B12 e enzimas hepáticas elevadas.

Em doses muito altas, podem ocorrer efeitos colaterais cardiovasculares.

Reações adversas raras mais graves da CPA incluem coágulos sanguíneos, danos no fígado e certos tipos de tumores cerebrais benignos.

A CPA também pode causar insuficiência adrenal como um efeito de retirada se for descontinuado abruptamente de uma dosagem alta.

A CPA bloqueia os efeitos de andrógenos como a testosterona no corpo, impedindo-os de interagir com seu alvo biológico, o receptor de andrógeno (AR), e reduzindo sua produção pelas gônadas e, consequentemente, suas concentrações no corpo.

A CPA é bem absorvida, está extensamente ligada às proteínas plasmáticas e tem uma semivida de eliminação de cerca de 40 horas.

Usos médicos da CPA:

É usada no tratamento do câncer de próstata, puberdade precoce, condições de pele e cabelo dependentes de andrógeno, como acne, seborreia, hirsutismo (crescimento excessivo de pelos) e alopecia androgênica (perda de cabelo padrão), e hiperandrogenismo.

A CPA também é amplamente usada como um componente da terapia hormonal feminilizante para mulheres transgênero.

No tratamento da acne em mulheres, verificou-se que uma formulação de baixa dose de CPA resultou em melhora geral em 75 a 90% dos pacientes, com respostas aproximando-se de 100% de melhora.

Qual a funcionalidade Acetato de Ciproterona?

A CPA está disponível na forma de comprimidos orais isolados (altas doses; 10 mg, 50 mg, 100 mg) ou em combinação com etinilestradiol ou valerato de estradiol (baixa dose; 2 mg de CPA) e na forma de ampolas para injeção intramuscular (alta dose; 100 mg / mL, 300 mg / 3 mL; marca Androcur Depot).

As formulações em altas doses são usadas para tratar câncer de próstata e outras indicações relacionadas a andrógenos, enquanto as formulações de baixa dosagem que também têm estrogênio são usadas como pílulas anticoncepcionais combinadas e são usadas na terapia hormonal da menopausa para o tratamento da menopausa sintomas.

Contraindicações

O uso durante a gravidez é contraindicado.

Efeitos colaterais

Efeitos colaterais comuns da CPA incluem hipogonadismo e sintomas associados como desmasculinização, disfunção erétil, infertilidade e osteoporose, alterações mamárias como ginecomastia, alterações mentais como depressão, ansiedade, fadiga e ideação suicida, deficiência de vitamina B12, efeitos colaterais glicocorticoides como estrias e enzimas hepáticas elevadas.

Em doses muito altas, a CPA pode causar efeitos colaterais cardiovasculares.

Raramente, a CPA pode causar coágulos sanguíneos, danos ao fígado, níveis excessivamente altos de prolactina, prolactinomas e meningiomas.

Após a descontinuação em doses elevadas, a CPA pode ter efeitos de privação, nomeadamente insuficiência adrenal.

21 thoughts on “Tudo o que você precisa saber sobre o acetato de ciproterona

  1. Ale Alferes says:

    Olá. Sou um homem de 41 anos e há 2 semanas comecei a tomar o acetato de ciproterona com 50mg/dia, iniciando a primeira semana em 25mg/dia.
    Estou com uma queda de cabelo bem anormal. Encontrei apenas informações desse sintoma associado ao uso do medicamento com mulheres.
    Não há explicação do porquê desse sintoma em homens.
    Poderiam me ajudar?
    Obrigado.

    • Farmaceutico Life says:

      Olá Thalia, Seguem as instruções contidas em bula:
      Em pacientes do sexo feminino, o esquecimento da ingestão do(s) comprimido(s) de acetato de ciproterona pode diminuir o efeito terapêutico e ocasionar sangramento entre uma menstruação e outra. Os comprimidos esquecidos de acetato de ciproterona devem ser descartados (não se deve administrar dose dupla de acetato de ciproterona para repor o comprimido esquecido) e o próximo comprimido de acetato de ciproterona deve ser ingerido em seu horário habitual.

      Conforme descrito, por causa da pausa pode ocorrer mais sangramento entre uma menstruação e outra.

      • Milena says:

        Prezados,
        Eu tenho hirsutismo devido ao ovário policístico. Gostaria de saber o tempo de tomar o medicamento, pelo que li em artigos, creio que se eu tomar Ciproterona de 50mg por 60 dias.

  2. Thalia de jesus cepolini says:

    Entao ja parou o sangramento, quem tomou me falou melhora muito as espinhas, mais parei de toma faz tempinho , e falam que ele è um remedio que limpa o organismo , eu tenho percebido que as colica menstrual que eu tinha parou , mais nao vou continua tomando nao tem problema ne?

    • Farmaceutico Life says:

      Sra. Thalia, o correto é sempre consultar um médico antes de iniciar o uso de qualquer medicamento. Neste caso como foi interrompido caso algum sintoma volte a aparecer minha indicação é para que busque a unidade de atendimento mais próxima e detalhe para o médico o ocorrido.

    • Farmaceutico Life says:

      Olá, em bula não está descrito nada sobre esse assunto, aconselho você a ligar no hemocentro que fará a doação e confirme esta informação.

  3. Kellen says:

    Fui indicada a tomar esse remédio como forma de anticoncepcional, até então está tudo bem durante os dois meses do uso. Mas gostaria de saber se o remédio tem chances altas de ocasionar trombose? Me preocupo muito, pois tem duas noites que venho sentindo dores no membro inferior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.