Compre pelo WhatsApp

O que é medicina Integrativa?

A medicina integrativa trata o organismo como um sistema funcional, porque todos os órgãos estão trabalhando em harmonia e simultaneamente, além do psicológico e emocional. Essa especialidade cuida do paciente considerando seu corpo, mente, espírito e todos os aspectos de sua vida. 

Na prática

Combinação da medicina convencional com as práticas de medicina complementares, por exemplo: usar conhecimentos voltados para relaxamento para reduzir o estresse durante a quimioterapia. Na prática o processo de cura do paciente envolve: mente e corpo.

Quais os motivos

São muitos os motivos que estimulam essa busca e o aumento da procura do paciente pela especialidade. Motivos como:

  • Auxílio no tratamento dos efeitos colaterais aos tratamentos de câncer, como náusea, dor e fadiga;
  • Procurar conforto e alívio para o tratamento e, consequentemente, estresse;
  • Ter a sensação de “empenho” no tratamento, de estar fazendo algo mais por si. Ex: alimentação na sensação da melhora da fadiga e cansaço durante o tratamento.

Como adotar a medicina integrativa?

É preciso que você converse com seu médico oncologista e tire suas dúvidas sobre o assunto e suas necessidades. É importante que vocês conversem sobre as melhores formas de reduzir o estresse, enfrentar o problema, se sentir melhor, menos cansado e formas de lidar com os sintomas do câncer como a dor, efeitos colaterais e as náuseas.

Esse trabalho precisa acontecer simultaneamente para que a prioridade, sua qualidade de vida, seja sempre a melhor. 

Com saúde não se brinca e é muito importante que tenhamos responsabilidade e atenção ao perceber qualquer alteração no nosso organismo, além de manter hábitos saudáveis como: prática frequente de exercícios físicos, alimentação balanceada e saudável e controlar os níveis de estresse.

Mantenha suas consultas médicas em dia e não deixe de fazer seus exames.

Este post foi publicado em Saúde. Copie o link.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.