Compre pelo WhatsApp

Festas de fim de ano e saúde mental

64% das pessoas com doenças mentais relatam que os feriados tornam suas condições piores

Altas expectativas, solidão e estresse podem levar à “tristeza de fim de ano” durante as festas. Na maioria dos casos, os sintomas são temporários, mas podem ser graves se durarem mais de duas semanas, levando à ansiedade clínica e/ou depressão.

Para muitas pessoas, o período de festas de fim de ano nem sempre é a época mais maravilhosa do ano, com uma necessidade tremenda de as pessoas se estenderem e cuidarem umas das outras, de acordo com o espírito da temporada.

AGORA VAMOS À ESTRATÉGIA DE ROTINA E AUTOCUIDADO

Concentre-se no que você PODE controlar

A ansiedade pode fazê-lo acreditar que você não está no controle das coisas e de si mesmo. Uma forma de aliviar um pouco a carga de estresse que podemos carregar em momentos turbulentos é lembrar que existem muitas coisas que você não pode controlar (por exemplo, o tempo de duração da pandemia, como as outras pessoas se comportam ou o que vai acontecer em nossas escolas). Portanto, qual é o resultado de gastar tanto tempo com elas? Ao nos concentrarmos muito tempo em perguntas com respostas desconhecidas ou fora do nosso controle pessoal, geralmente nos sentimos ansiosos e impotentes.

Se mesmo assim, você sente que está ansioso e precisa de apoio para lidar com esse problema, um psicólogo é profissional capacitado para ajudar a lidar com estas e outras situações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.