O câncer de mama surge de uma multiplicação desordenada de células anormais da mama – e isso pode acontecer em mulheres (maioria dos casos) e em homens.
O tumor tem um potencial em atingir outros órgãos, há vários tipos de câncer de mama e seu desenvolvimento depende de diversos fatores.
É possível prevenir o câncer de mama?
Além do estímulo para a realização de exames de rastreamento, questões relacionadas ao estilo de vida também devem ser abordadas.
Segundo documento publicado pelo World Cancer Research Fund, a prática de exercícios e a amamentação são fatores protetores para o câncer de mama.
Em contrapartida, o consumo de bebidas alcóolicas, o excesso de gordura corporal e o ganho de peso na vida adulta são fatores de risco convincentes para a doença em mulheres na pós-menopausa, ou seja, existem evidências científicas suficientes que comprovam tal relação.
Destacamos o papel da gordura corporal diante da epidemia da obesidade que acomete o país e o mundo.
O excesso de gordura corporal faz com que a produção de “hormônio feminino” se mantenha alta mesmo após a menopausa, através da conversão de androstenediona em estrogênio no tecido adiposo.
Somada à exposição hormonal prolongada, a hiperinsulinemia em obesas pode aumentar o risco de câncer de mama, pelo estímulo à proliferação celular e processos anabólicos.
Portanto, o Outubro Rosa deve servir de reflexão para mudanças de hábitos que apresentam benefícios na composição corporal e que vão muito além da estética!
O planejamento alimentar é um dos pilares para o tratamento da obesidade. Consulte um nutricionista oncológico para orientações individualizadas e conte com a Life Medicamentos para apoiar você nessa fase, somos especializados e aprovados ANVISA e Ministério da Saúde para atender você de maneira segura, com atendimento especializado e entrega rápida e segura, em até 48h para Grande São Paulo.