O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns que acometem os homens, principalmente na fase a partir dos 50 anos de idade.
No entanto, homens mais jovens também devem estar atentos a essa doença.
O câncer de próstata é o segundo maior entre os homens, no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma, e é a segunda principal causa de morte entre o público masculino, depois do câncer de pulmão.
É chamado de próstata o órgão masculino, que fica abaixo da bexiga e na frente do reto. Com o formato de uma maçã.
A próstata é a responsável pela produção de grande parte do sêmen, líquido liberado durante o sexo.
De maneira silenciosa, o câncer de próstata avança rapidamente. Um dos sintomas pode ser a dificuldade de urinar, sentindo dor ou ardência.
Detecção precoce
Sem dúvida a detecção precoce é essencial para evitar o crescimento da doença.
Se detectado no início, as chances de cura do câncer de próstata são de 90%.
Entretanto, o preconceito quanto ao exame realizado para essa detecção, ainda é um dos fatores de risco mais recorrentes da doença, já que muitos homens optam por não realizá-lo, deixando a doença avançar de estágio.
O exame de sangue que detecta é o PSA, que identifica enzimas produzidas pela próstata no sangue e o exame de toque, que é complementar para a confirmação.
Apesar da detecção ter que ser precoce, ainda não existem métodos cientificamente comprovados de prevenção da doença, a não ser quando for diagnosticado com antecedência.
As únicas recomendações para que se diminuam as chances dessa doença ocorrer, é manter hábitos de alimentação saudável, prática regular de exercícios físicos, combater a obesidade, entre outros hábitos saudáveis.
Novembro Azul
Campanhas como o Novembro Azul têm ajudado no incentivo a realização dos exames, uma vez que a conscientização da população masculina deve, inclusive, se ater às chances de um histórico familiar da doença, que aumenta o risco de um surgimento precoce, antes dos 50 anos.
Tal campanha também tem o intuito de educar os homens para a ida a um urologista, periodicamente, e a realização do exame de PSA, que deve ser anual para uma boa prevenção.
A preocupação de médicos urologistas e oncologistas está cada vez maior, pois a população com idade acima de 60 anos só tende a aumentar nos próximos anos, devido a melhor qualidade de vida atual.
Portanto, a prevenção com exames periódicos, aliada à boa alimentação, exercícios físicos e controle da obesidade são as maneiras para que os homens tenham como prevenir o câncer de próstata.
Tratamento
A cirurgia robótica, que utiliza imagens em 3D e Full HD, tem sido o tratamento mais utilizado atualmente, por ser pouco invasiva, segura e precisa, com menor sangramento, menos dor, menor risco de infecção e a recuperação é mais rápida do que a cirurgia convencional.
Também diminui o tempo de uso de sonda na uretra, o risco de disfunção erétil e de incontinência urinária após o procedimento.
Outra forma de tratamento, muito utilizada pelos médicos, é o hormonal, no qual são usados remédios para regular a produção dos hormônios masculinos que promovem o desenvolvimento da doença.
A Life Medicamentos possui uma vasta gama de medicamentos de alto custo para você. Visite nosso site e confira nossos produtos.